Olhem bem a bomba desta newsletter do Twitter
Counter:
O quê, perdemos
53 seguidores? Assim de repente? Mas quem e por quê? Calma, o próprio
Twitter Counter prontifica-se a explicar. Basta clicar no link que está na
newsletter para sabermos quem são essas pessoas e quando saÃram. É que, nossa,
53 seguidores... é muita gente, que muito custou a fidelizar e que se esvai
assim de um momento para o outro. Que bagunça fizemos? Tem que haver uma
explicação!
Por que é que todas essas pessoas deixaram de seguir vocês no Twitter?
Não deixaram.
Quê, jura?
Naquele perÃodo perdemos 2 seguidores e ganhamos 5. Nada de anormal, portanto.
Mas então o tÃtulo daquele email?...
Exato! Foi sacanagem para
obrigar a abrir o email e clicar. Nunca nos passaria pela cabeça que o Twitter
Counter faria tal coisa; aliás, inicialmente até pensávamos ter-se tratado de
uma simples falha nos códigos
de personalização deles. Afinal,
se têm acesso aos dados dos "unfollows", seria de esperar que pegassem nesses
dados e incorporassem eles no tÃtulo do email enviado a cada usuário (no nosso
caso ficaria, por exemplo, "2 people unfollowed you on Twitter. Learn who they
are!"). Assim ganhariam simultaneamente um tÃtulo apelativo e uma excelente
demonstração da própria funcionalidade que estavam anunciando.
Mas basta uma pesquisa rápida no Google para confirmar que aquele aterrador "53
people unfollowed you on Twitter" foi
realmente o tÃtulo de todos os emails que o Twitter Counter enviou aos usuários!
Esperamos sinceramente que tenham tido um extraordinário pico de aberturas e
cliques, pois de nós dificilmente voltarão a ter algum ;) Eis o que nos vem Ã
cabeça sempre que agora vemos um email deles:
Mas crédito a quem merece: com tudo isto, o Twitter Counter conseguiu arranjar um
dos tÃtulos mais eficazes que alguma vez vimos! É impossÃvel não ir lá
imediatamente abrir e clicar, sobretudo para quem faz gestão de redes sociais.
Só é pena que tenham usado esse tÃtulo da pior forma possÃvel.
Então deduzo que nunca mais vão querer ver emails do Twitter Counter?
Precisamente o contrário (embora tenhamos tido vontade disso quando vimos que
nos tinham sacaneado ;). Continuam tendo diversas
ferramentas e estatÃsticas úteis para gerir perfis do Twitter e parece que
se aperceberam do erro que cometeram, dado que pouco tempo depois deste email
enviaram um outro que somente perguntava (e ainda bem) "Who unfollowed you on
Twitter?".
Qual a lição a reter então? Muito, muito cuidado ao pensarem em usar tÃtulos e
assuntos "criativos" e fortemente agressivos. O
limite entre sensacionalismo e charlatanice é ténue. Os vossos
subscritores podem estar dispostos a perdoar um embuste desses... mas nunca se
esquecerão dele :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário